Quinta-feira, 25 de Agosto de 2005

Deficit/superavit Orçamental


A propósito desta questão podem ter lugar reduções (ou aumentos) de Impostos ou mesmo o lançamento de novos impostos.


Como A CÂMARA ESTÁ EM DÉFICIT ORÇAMENTAL, isso significa que as receitas dos impostos e as outras receitas (por exemplo: taxas, multas e outras penalidades) são insuficientes para fazerem face a gastos excessivos, vendo-se a instituição obrigada a completar a insuficiência por empréstimos contraídos à banca e alugueres a leasing.


No geral, A CÂMARA JÁ ESTÁ A DEVER MUITO DINHEIRO, por isso as reduções de impostos não são uma grande ideia, embora em ano de eleições os que estão no poder tendam a pensar que sim.


(Isso e a tentativa de os governos tentarem desesperadamente cortar as despesas em plena recessão - agravando-a.)


O orçamento Municipal é, infelizmente, um tema de predilecção para os que cuidam que gerir uma Câmara é o mesmo que gerir a vida doméstica.


Apesar de toda a conversa fiada, as reduções de impostos nada têm a ver com o estado da economia e pouco têm a ver com o déficit orçamental.


Se um concelho pode permitir-se reduzir os impostos, provavelmente, não precisa de fazê-lo, e, se precisa de fazê-lo, é quase certo que não pode dar-se a esse luxo.


Aqui em Chaves houve aumentos de impostos (e serviços). Poderemos dar-nos a esse luxo?


Na nossa opinião não.


Houve aumentos astronómicos no fornecimento de água, na recolha de lixos, (...) ao mesmo tempo que os salários estagnam e o desemprego aumentou.


Pergunto?


Será possível a uma família de rendimentos médios continuar a custear a educação dos filhos, a prestação da casa, o condomínio, a manutenção do carro, cada vez mais velho, entre outros gastos?


Penso que será difícil.


Aqui estamos a sofrer punções injustas.


A isto há que dizer bem alto, Basta!


 


Se a câmara insiste que vai investir no desenvolvimento empresarial milhões, porque é que as empresas não colaboram com receitas?


Não são elas as destinatárias principais dos benefícios?


Porque é que seguradoras, bancos, multinacionais (MCDonalds, Benetons,  etc) não retribuem com derrama para o nosso concelho?


Porque é que em vila Real pagam? Tem por isso perdido empresas?


 


Quem beneficia com essa isenção em Chaves?


 


Abrir os olhos não faz mal a ninguém.


 


Deve pagar quem mais pode, para se apoiar o investimento em favor de quem mais necessita.

publicado por chaveslivre às 01:52
link do post | comentar | favorito
|
13 comentários:
De Anónimo a 29 de Agosto de 2005 às 10:57
FLAVIUS II IGNORANTE ÉS TU E O ENG. QUE FOI TRANSFERIDO DO GAT PARA A CAMARA E QUE POR SUA VEZ FEZ O ZONAMENTO DO CONCELHO DE CHAVES E AGORA ANDA A FAZER AS AVALIAÇÕES DAS FINANÇAS, E QUE NÃO CIMPRE AQUILO QUE DIZ A LEI QUE É A OBRIGAÇÃO DA DESLOCAÇÃO ÀS CASAS PARA QUE SEJAM AVALIADAS É PARA ISSO QUE LHE PAGAM UQASE 3 CONTOS POR CADA AVALIAÇÃO. OLHA E QUANTO A TI SE CONHECES A LEI DIGO-TE UMA COISA NÃO ENTRES PARA OS WC DAS MULHERES QUANDO ESTÁS NO CENTRO CULTURAL, PARA TE NÃO APERTAREM O PESCOÇO COMO JÁ ACONTECEU. SE CONHECES A LEI SABES QUE ISTO NÃO SE PODE FAZER. FILHO OLHA QUE EU NÃO TENHO RABOS DE PALHA, MAS SE QUISERES POSSO DESCOBRIR-TE A CARECA.lopes
</a>
(mailto:lopes@po.pt)
De Anónimo a 29 de Agosto de 2005 às 00:16
Entendo perfeitamente que muitos dos que me conhecem me destinem (sem o ter alguma vez pedido ou consentido) funções na gestão do nosso destino comum. Sei que o fazem-no com boas intenções alguns e, outros, por despeito. A todos agradeço a atenção que, de uma forma ou de outra, me vão dispensando.
Podem estar certos que continuarei a dedicar o meu tempo e o meu empenho cívico à terra que me viu nascer e aos meus concidadãos, sem inflexões nem tibiezas.
Contudo, não ficaria bem se não desmentisse categoricamente as mentiras que, os dois anteriores comentários divulgam. São mentiras muito graves já atentam contra o bom relacionamento que mantenho com pessoas que muito prezo e, entre elas, destaco o Sr. Dr. Altamiro Claro. Devo referir que acredito possuir o Dr. Altamiro as qualidades necessárias para presidir à nossa Autarquia. Mais, acredito que em Outubro vai ganhar. A cidade e todos nós necessitamos a sua vitória.
Francisco Melo
</a>
(mailto:chavesdemelo@sapo.pt)
De Anónimo a 27 de Agosto de 2005 às 21:17
Até que enfim que o Sr. Beato Melo abre os comentários. É que a gente já estava com saudades de cascar em V.Exª. Acho que o camarada João XXI já deu na muge. Agora não tem nada a perder, não é? pois, V.Exª foi deixado de lado pelo Automiro. E é-lhe bem feito! Não andasse V.Exª a conspirar contra ele! Mas a partir de Outubro, com a derrota do Automiro V.Exª tem outra oportunidade, mas, antes de fazer asneira outra vez, não esqueça de pedir conselho ao tio Cardeal. Quanto ao post, bom, são as balelas do costume, muito academismo mas pouco sumo para um blog que se diz de oposição à Câmara PPD. Passe bem Beato Melo, e amanhã reze um pai nosso por nós "pecadores"!Zé Flavio
</a>
(mailto:ze@sapo.pt)
De Anónimo a 27 de Agosto de 2005 às 18:18
Com que então o "Intriguista Mor-do-Reino" volta à luta!.


Sim senhor, ninguém te passava cartão não é ?
Poi já sei, aqui na Blogosfera, à semelhança do teu PS !


Agora que a distribuição de lugares não passou pela tua pessoa andas de quatro , como os cães de caça do Tamiro, à espera das sobras do caldeiro.
É uma vergonha não é Beato Melo, conseguistes ser ultrapassado , na lista à CMC, por um zero à esquerda (ou direita, conforme a prespectiva). Como foi possível que uma nulidade completa ultrapassasse uma completa nulidade como tu ?


Bem sei que o lóbi da Misericórdia é mais forte, mas tu, como afilhado do "Papa Lixandre", devias ter direito de preferência , mas não , o Tamiro descobriu a tempo que já há muito conspiras contra ele , não foi ?


Pois saiu-te o tiro pela culatra , enfim és "um cavalo perdedor" , e, ti certamente que não apostava!


Vê lá, ao menos quando fores à santa Missinha não tropeçes na subida ao altar!João XXI
</a>
(mailto:vaticona@ppd.pt)
De Anónimo a 27 de Agosto de 2005 às 16:15
Tenho pena de ti flavito coitadinho...Deves usar daqueles oculos de couro, so pode pra dizeres tanta merda...
Faz um esforço pra aprenderes alguma coisa.porrada_neles
</a>
(mailto:porrada@hotmail.com)
De Anónimo a 26 de Agosto de 2005 às 17:55
Não sejas ignorante...consulta a legislação...todo o cidadão é obrigado a conhecer a Lei. Responde a todas as duvidas futeis.FlaviusII
</a>
(mailto:FlaviusII@sapo.pt)
De Anónimo a 26 de Agosto de 2005 às 14:21
JÁ AGORA FLAVIUS II, JÁ QUE FALAS-TE DE IMPOSTOS DIZ LÁ AO PADRE JOÃO BATISTA QUE RESPONDA ÀS PERGUNTAS QUE LHE FORAM COLOCADAS NO ARTIGO SOBRE O IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS. FICOU CALADINHO COMO DE COSTUME. DIZ-LHA QUE FALE. OS FLAVIENSES CONTIUAM À ESPERA. lopes
</a>
(mailto:lopes@po.pt)
De Anónimo a 25 de Agosto de 2005 às 21:21
Ó meu anigo chico para professor de Geografia os conseitos que referiste não estão mal... mas desenquadrados do assunto... vá diz lá, que ninguem nos houve, de que livro trancreveste isso? Talves aquele "Como desenvolver este pais à custa dos direitos dos trabalhadores" da autoria do duas faces Eng. Socrates.
Apreposito de auto-estrada qual o "Engelheiro" a que te referes (só se for algum das empresas construtoras) aquele ao qual inventateis uma pseudo acordada manifestação (palhaçada que os ingenus do PSD foram no engodo) ou este que mente ao pais e erdou a obra em velocidade de cruzeiro e que depois a todo o custo queria retardar a sua conclusão.
Chico fala do adiamento da lista de colocação de Professores?FlaviusII
</a>
(mailto:FlaviusII@sapo.pt)
De Anónimo a 25 de Agosto de 2005 às 20:02
A propósito de economia que demonstra não perceber patavina és tu e, mais que tu o Sr. presidente da Câmara. Como devias saber a ciência económica dedica-se a alocar da melhor forma os escassos recursos que temos à disposição, ora os assuntos que se referiram além de interdependentes, cruzam o centro da política económica.
Já agora fica a saber que este blog não é o órgão de comunicação oficial do PS local. Este blog tem autor, como tal, só a ele diz respeito as ideias difundidas no mesmo.
Em relação a promessas por cumprir para mim, só a o lançamento e consequente contrução da auto-estrada para Chaves é suficiente para por o "engenheiro" no topo dos amigos de Chaves.
Francisco Melo
</a>
(mailto:chavesdemelo@sapo.pt)
De Anónimo a 25 de Agosto de 2005 às 16:24
Não admira que o PS local não ganhe as eleições!!!! O nível de conhecimentos na área económica é tão baixo, mas tão baixo que até mete dó. Falar de impostos e misturar deficit, orçamento, despesas e misturar com orçamentos familiares.
Provavelmente o PS local estará a preparar-se para seguir a doutrina do Engenheiro(zinho), promessas eleitorais não são para cumprir... NIGUEM FALA NA LISTA DE COLOCAÇÃO DE PROFESSORES ainda não saiu !!! E a promessa de não termos incêndios este ano !!!! Os direitos fundamentais dos trabalhadores !!!!!
Alguém acredita que o PS local com todos estes exemplos e muitos outros vai cumprir o que promete!!!!!!
FlaviusII
</a>
(mailto:FlaviuII@sapo.pt)

Comentar post