Domingo, 15 de Maio de 2005

NOVA AMBIÇÃO

É interessante verificar que o Partido Socialista, consciente das exigências que “o quadro de globalização e transformação social e económica que marca este tempo de transição de século e de milénio” aporta e, ainda, por se colocarem “novos desafios ao exercício da governação em geral e à governação autárquica em particular”, continua fortemente empenhado na “continuidade do processo de modernização do País” produzindo “uma nova geração de políticas autárquicas, inovadoras e ousadas, em complemento da continuação do esforço ainda necessário de criação ou recuperação de infraestruturas económicas e sociais básicas, em muitos Concelhos.”


(…)


São preocupações maiores dos autarcas socialistas “o reforço da democraticidade e transparência no governo municipal, a promoção da participação das mulheres e a evolução progressiva para a paridade, a prioridade absoluta dada à simplificação da relação com os cidadãos e as empresas, o combate à corrupção e a descentralização de competências.”


 


Foram definidas quatro grandes linhas de orientação, na construção das políticas do futuro, as quais corporizam, são guia, para “Uma Nova Geração de Políticas Autárquicas”.


 


Porque na Próxima Sexta-feira, no Palacete Botelho, o Fórum “CHAVES DO FUTURO” se centra na construção de propostas para que Chaves se afirme como concelho prospero e solidário, aqui ficam as linhas mestras do manifesto autárquico do Partido Socialista.


  


Dinamizar a economia e criar emprego


 


 “Num contexto Glocal, em que é necessário pensar globalmente e agir localmente, o poder local tem cada vez mais importância na criação de territórios atractivos para a iniciativa empresarial.


 


 Essa atractividade será promovida com políticas integradas que combinem um sistema local de incentivos, a criação de “clusters” locais, sistemas de promoção da marca territorial, acessibilidades e facilidades logísticas e mecanismos de resposta desburocratizados.


 


 Os Municípios PS assumirão sem preconceitos o seu papel de facilitadores e reguladores do desenvolvimento integrado da economia Concelhia e dos territórios com ela articulados, e de garante da equidade e do equilíbrio ambiental nesse processo.


 


 A criação de oportunidades para a inserção social e a realização pessoal e profissional dos Munícipes, em particular dos jovens, bem como o incentivo à mobilidade juvenil, serão prioridades dos Municípios PS, visando desenvolver um tecido social saudável e dinâmico, capaz de funcionar como alavanca de desenvolvimento sustentado.


 


 Os Municípios PS promoverão políticas efectivas de igualdade de género, numa lógica de transversalidade em todas as áreas da governação autárquica.


 


 Os Municípios PS assumirão ainda como vector importante da sua acção a criação de emprego social, desenvolvendo para o efeito parcerias com a sociedade civil, promovendo o auto-emprego e apoiando os interessados no processo de acesso às bonificações e incentivos previstos nas políticas nacionais de emprego. Procurarão ainda em articulação com a Administração Central facilitar a participação de inscritos nos Centros de Emprego em acções no âmbito da economia social.” 


 


in  Manifesto Autárquico do Partido Socialista. “NOVA AMBIÇÃO


PARA A 2ª GERAÇÃO DO PODER LOCAL DEMOCRÁTICO”

publicado por chaveslivre às 23:32
link do post | comentar | favorito
|

.pesquisar

.Fevereiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Vamos abrir caminho ...

. Quanto mais longe pior.

. A anticipação supera a re...

. Vamos retomar a acção!

. A mentira continua!

. ...

. Desmedido frenesi.

. Rotinas passadistas

. TIC's na autarquia?

. 25 de Abril

.arquivos

. Fevereiro 2008

. Fevereiro 2007

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

.tags

. todas as tags

.links

Get Firefox!
 Use OpenOffice.org

.subscrever feeds

blogs SAPO

.mais sobre ...