Terça-feira, 28 de Dezembro de 2004

Ataque em enxame – “Swarming”

peq_arvore.gif

As mudanças socioculturais e tecnológicas que ocorreram no último quarto de século estão a proporcionar uma reconceptualização das estratégias de acção, por exemplo, do exército Norte Americano. Actualmente conceitos como agilidade, flexibilidade, escalabilidade, mobilidade e máxima força são compatíveis. A adaptação, por agora, destes conceitos à acção política pode causar estranheza mas, certamente, já se encontra a percorrer os primeiros passos.


A Velha forma de actuação política passou muito pela concentração maciça programada/arregimentada em grandes comícios, com oradores de pendor arrebatador (cada vez mais difíceis de encontrar em Portugal), oriundos, na maior parte das vezes, da capital onde, normalmente, apenas comparecem os apaniguados. Com a decrescente ligação do cidadão comum aos partidos, estas formas de actuação (que associam ainda os presentes de campanha), já tiveram melhores dias.


Propõe-se uma Nova forma cuja base assenta em pequenos grupos de acção directa, “Pods” (casulos, equipas de infestação).


Características dos “Pods”: - São autónomos (o seu carácter auto-suficiente permite-lhes ter um nível de iniciativa superior, sem necessidade de perder a coordenação da acção em direcção ao seu objectivo). - Estão providos de informação em tempo real e com capacidade de uso de meios de comunicação directa (no local de trabalho, na família, nas associações,...), e indirecta (nos media tradicionais, e nas redes da “Web”) - Possuem um bom treino (conhecimento das formas de passar/difundir mensagens/informação eficazmente) - Devem ser, basicamente, multifuncionais, embora dependentes da sua capacidade de ligação em rede para conseguir apoio mútuo. - Dependem ainda da recolha e processamento de informação.


Formação de agrupamentos. “Clusters” (constituídos por uma geometria variável de “Pods”)


Os agrupamentos serão utilizados para concentrar e dar potência ao ataque num objectivo “inimigo” durante espaço e tempo limitados, infligindo-lhe o máximo dano, voltando, posteriormente, a dispersar. Os casulos, que constituem as peças individuais de uma força de combate político, agrupar-se-iam, por conseguinte, de cada vez que se revelasse necessário, dependendo esse agrupamento dos objectivos e circunstâncias, de cada acção política a efectuar (mas não seria tacticamente aconselhado andar, para todo e qualquer objectivo, a reunir os casulos para a concentração de forças). O estabelecimento de uma boa rede de informação/comunicação permite superar, antecipando, as manobras do “inimigo”, em resultado de se saber, que capacidade operacional tem cada casulo da rede, onde se encontra, onde vai estar e que objectivo político tem de cumprir nesse episódio da luta política.


O centro de comando e controlo proporcionaria apenas uma perspectiva operacional geral, em vez de funcionar como microgestor das operações propriamente ditas.


O Novo modelo propõe uma acção política "não-linear" eliminando a velha noção de partido na oposição, o que representa uma versão de alta tecnologia da velha acção subversiva clandestina. A acção política centrada em “redes” é possível com os novos sistemas de comunicação (telemóvel e Internet), garantindo uma comunicação capaz e constante entre todos os nós (Pods), em tempo real.


Inspirado no texto de CASTELLS, A galáxia Internet. (2004)

publicado por chaveslivre às 21:54
link do post | comentar | favorito
|

.pesquisar

.Fevereiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

.posts recentes

. Vamos abrir caminho ...

. Quanto mais longe pior.

. A anticipação supera a re...

. Vamos retomar a acção!

. A mentira continua!

. ...

. Desmedido frenesi.

. Rotinas passadistas

. TIC's na autarquia?

. 25 de Abril

.arquivos

. Fevereiro 2008

. Fevereiro 2007

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

.tags

. todas as tags

.links

.as minhas fotos

Get Firefox!
 Use OpenOffice.org

.subscrever feeds

blogs SAPO

.mais sobre ...