Quinta-feira, 25 de Agosto de 2005

Deficit/superavit Orçamental


A propósito desta questão podem ter lugar reduções (ou aumentos) de Impostos ou mesmo o lançamento de novos impostos.


Como A CÂMARA ESTÁ EM DÉFICIT ORÇAMENTAL, isso significa que as receitas dos impostos e as outras receitas (por exemplo: taxas, multas e outras penalidades) são insuficientes para fazerem face a gastos excessivos, vendo-se a instituição obrigada a completar a insuficiência por empréstimos contraídos à banca e alugueres a leasing.


No geral, A CÂMARA JÁ ESTÁ A DEVER MUITO DINHEIRO, por isso as reduções de impostos não são uma grande ideia, embora em ano de eleições os que estão no poder tendam a pensar que sim.


(Isso e a tentativa de os governos tentarem desesperadamente cortar as despesas em plena recessão - agravando-a.)


O orçamento Municipal é, infelizmente, um tema de predilecção para os que cuidam que gerir uma Câmara é o mesmo que gerir a vida doméstica.


Apesar de toda a conversa fiada, as reduções de impostos nada têm a ver com o estado da economia e pouco têm a ver com o déficit orçamental.


Se um concelho pode permitir-se reduzir os impostos, provavelmente, não precisa de fazê-lo, e, se precisa de fazê-lo, é quase certo que não pode dar-se a esse luxo.


Aqui em Chaves houve aumentos de impostos (e serviços). Poderemos dar-nos a esse luxo?


Na nossa opinião não.


Houve aumentos astronómicos no fornecimento de água, na recolha de lixos, (...) ao mesmo tempo que os salários estagnam e o desemprego aumentou.


Pergunto?


Será possível a uma família de rendimentos médios continuar a custear a educação dos filhos, a prestação da casa, o condomínio, a manutenção do carro, cada vez mais velho, entre outros gastos?


Penso que será difícil.


Aqui estamos a sofrer punções injustas.


A isto há que dizer bem alto, Basta!


 


Se a câmara insiste que vai investir no desenvolvimento empresarial milhões, porque é que as empresas não colaboram com receitas?


Não são elas as destinatárias principais dos benefícios?


Porque é que seguradoras, bancos, multinacionais (MCDonalds, Benetons,  etc) não retribuem com derrama para o nosso concelho?


Porque é que em vila Real pagam? Tem por isso perdido empresas?


 


Quem beneficia com essa isenção em Chaves?


 


Abrir os olhos não faz mal a ninguém.


 


Deve pagar quem mais pode, para se apoiar o investimento em favor de quem mais necessita.

publicado por chaveslivre às 01:52
link | favorito
De Anónimo a 29 de Agosto de 2005
FLAVIUS II IGNORANTE ÉS TU E O ENG. QUE FOI TRANSFERIDO DO GAT PARA A CAMARA E QUE POR SUA VEZ FEZ O ZONAMENTO DO CONCELHO DE CHAVES E AGORA ANDA A FAZER AS AVALIAÇÕES DAS FINANÇAS, E QUE NÃO CIMPRE AQUILO QUE DIZ A LEI QUE É A OBRIGAÇÃO DA DESLOCAÇÃO ÀS CASAS PARA QUE SEJAM AVALIADAS É PARA ISSO QUE LHE PAGAM UQASE 3 CONTOS POR CADA AVALIAÇÃO. OLHA E QUANTO A TI SE CONHECES A LEI DIGO-TE UMA COISA NÃO ENTRES PARA OS WC DAS MULHERES QUANDO ESTÁS NO CENTRO CULTURAL, PARA TE NÃO APERTAREM O PESCOÇO COMO JÁ ACONTECEU. SE CONHECES A LEI SABES QUE ISTO NÃO SE PODE FAZER. FILHO OLHA QUE EU NÃO TENHO RABOS DE PALHA, MAS SE QUISERES POSSO DESCOBRIR-TE A CARECA.lopes
</a>
(mailto:lopes@po.pt)
Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.