Valorizar a escola, combater o abandono e o insucesso, formar para a vida, criar empregos e estancar a desertificação, beneficiar a cidadania e a igualdade dos géneros.
Para que se possa desenvolver este princípio é necessário:
1. Ao nível da educação básica:
1.1. Reorganizar o parque escolar distrital e adequando os meios humanos e físicos às necessidades existentes;
1.2. Activar os Conselhos Municipais de Educação, ultimando e implementando as cartas educativas;
1.3. Promover a ligação escola-família-comunidade implicando pais, eleitos locais, entidades relevantes e instituições nas definições e avaliação das políticas;
1.4. Permitir a existência de centros de recursos e de equipas de apoio especializado para a concretização de projectos educativos;
1.5. Aperfeiçoar a articulação entre instituições educativas, avaliando os actuais agrupamentos escolares e verificando a sua adequação aos objectivos definidos e ao meio em que estão inseridos;
1.6. Concretizar a Educação de Infância Itinerante, adequando os jardins-de-infância às necessidades das famílias cumprindo a componente social;
1.7. Introduzir os temas profissões e empreendorismo no 2º e 3º ciclos e preparando, em conjunto com as autarquias, a introdução, nos concelhos do distrito, da língua espanhola e da língua inglesa e das ferramentas informáticas no 1º ciclo do ensino básico.
O trabalho a efectuar não deve esperar.
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. A anticipação supera a re...
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