É interessante verificar que o Partido Socialista, consciente das exigências que o quadro de globalização e transformação social e económica que marca este tempo de transição de século e de milénio aporta e, ainda, por se colocarem novos desafios ao exercício da governação em geral e à governação autárquica em particular, continua fortemente empenhado na continuidade do processo de modernização do País produzindo uma nova geração de políticas autárquicas, inovadoras e ousadas, em complemento da continuação do esforço ainda necessário de criação ou recuperação de infraestruturas económicas e sociais básicas,
(
)
São preocupações maiores dos autarcas socialistas o reforço da democraticidade e transparência no governo municipal, a promoção da participação das mulheres e a evolução progressiva para a paridade, a prioridade absoluta dada à simplificação da relação com os cidadãos e as empresas, o combate à corrupção e a descentralização de competências.
Foram definidas quatro grandes linhas de orientação, na construção das políticas do futuro, as quais corporizam, são guia, para Uma Nova Geração de Políticas Autárquicas.
Porque na Próxima Sexta-feira, no Palacete Botelho, o Fórum CHAVES DO FUTURO se centra na construção de propostas para que Chaves se afirme como concelho prospero e solidário, aqui ficam as linhas mestras do manifesto autárquico do Partido Socialista.
Dinamizar a economia e criar emprego
Essa atractividade será promovida com políticas integradas que combinem um sistema local de incentivos, a criação de clusters locais, sistemas de promoção da marca territorial, acessibilidades e facilidades logísticas e mecanismos de resposta desburocratizados.
Os Municípios PS assumirão sem preconceitos o seu papel de facilitadores e reguladores do desenvolvimento integrado da economia Concelhia e dos territórios com ela articulados, e de garante da equidade e do equilíbrio ambiental nesse processo.
A criação de oportunidades para a inserção social e a realização pessoal e profissional dos Munícipes, em particular dos jovens, bem como o incentivo à mobilidade juvenil, serão prioridades dos Municípios PS, visando desenvolver um tecido social saudável e dinâmico, capaz de funcionar como alavanca de desenvolvimento sustentado.
Os Municípios PS promoverão políticas efectivas de igualdade de género, numa lógica de transversalidade em todas as áreas da governação autárquica.
Os Municípios PS assumirão ainda como vector importante da sua acção a criação de emprego social, desenvolvendo para o efeito parcerias com a sociedade civil, promovendo o auto-emprego e apoiando os interessados no processo de acesso às bonificações e incentivos previstos nas políticas nacionais de emprego. Procurarão ainda em articulação com a Administração Central facilitar a participação de inscritos nos Centros de Emprego em acções no âmbito da economia social.
in Manifesto Autárquico do Partido Socialista. NOVA AMBIÇÃO
PARA A 2ª GERAÇÃO DO PODER LOCAL DEMOCRÁTICO
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. A anticipação supera a re...
. ...